top of page

Não perca tempo.
Venha curtir esses lugares incríveis!

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma unidade de conservação que abrange 160 046 hectares de cerrado nos municípios de CarolinaRiachãoEstreito, no centro-sul do Maranhão. A região que agora está abrigada dentro do Parque Nacional é extremamente rica em espécies de animais e de plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas.  

 

A origem do seu nome se dá em razão de seus platôs, que lembram o formato de mesas de pedra, por meio de seus paredões de rocha de arenito formados há milhões de anos.

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é composto por florestas de buritizais, sertões, relevo de chapadas vermelhas, compondo um conjunto de curiosas formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras.

As cachoeiras que mais se destacam são a de São Romão e a Cachoeira da Prata, São Romão possui o maior volume de água da região. Essas cachoeiras ainda são pouco exploradas, devido a dificuldade do deslocamento ate elas, que tem que ser feito com a ajuda de guias locais e por caminhonetes com trações 4x4. Outras atrações são o trekking até o Morro das Figuras (com inscrições rupestres) e trilhas ecológicas, como a do Morro do Chapéu.

 

A Pedra Caída é um complexo particular de 12.000 hectares. Seu interior possui uma variedade de cachoeiras. A principal delas batizada de santuario, despenca de uma altura de 46 metros. O local possui teleférico e heliporto oferece também a possibilidade para a pratica de diversos esportes radicais como rapel e tirolesa.

O Morro do Chapéu é um dos ponto mais alto da Chapada das mesas. O trekking até o Morro do Chapéu é uma subida de 365 metros em rocha arenítica, exigindo preparo físico e habilidade dos praticantes.

ROTEIROS

bottom of page